Juventude Socialista Federação Distital JS Évora PS Borba - Autárquicas PS Borba

domingo, 30 de novembro de 2008

O 2º Fórum Jota S foi um sucesso!

Sábado, dia 29 de Novembro, na Escola Secundária de Vendas Novas realizou-se o 2º Fórum Jota S de Vendas Novas, sob o tema “Autarquias: Pensar o Futuro”. À semelhança do que aconteceu no primeiro ano, os objectivos fixados pela estrutura Concelhia da Juventude Socialista de Vendas Novas (JSVN) para o evento ligam-se não só ao convívio entre todos os militantes da participantes da iniciativa, mas também o facto de ser necessário prepara os jovens para desempenharem certas responsabilidades sociais e políticas, quer seja à frente de associações, quer de órgãos autárquicos.

Nesse sentido, o dia começou às 9:30 no pavilhão da Escola Secundária com o 1º Torneio de Futsal da Juventude Socialista de Vendas Novas. Contando com a participação de cerca de 40 jovens Vendas Novas; Évora; Mourão; Reguengos de Monsaraz e Borba. O torneio foi vencido pela equipa de Borba, seguida, no segundo lugar pela equipa de Vendas Novas.

Da parte da tarde teve início o Fórum de formação e debate da JSVN, contando na abertura da sessão com a presença do Secretário-Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, que salientou a importância de renovar os quadros dos autarcas do Partido Socialista com a motivação dos jovens socialista, bem como a necessidade de formar mais e melhor as juventudes que terão responsabilidades futuras em matérias governativas.

A organização do primeiro painel foi composta pela Deputada Paula de Deus, pelo Vereador da Câmara Municipal de Borba, Humberto Ratado; pelo Presidente da Junta de Freguesia, Jorge Nunes; e por Luís Dias, membro da Assembleia Municipal de Vendas Novas. Neste painel foram tidas em consideração e como exemplo as experiências destes jovens autarcas.

O segundo painel foi composto por Joaquim Luís Silva, Presidente da Concelhia de Vendas Novas do Partido Socialista, pelo Arquitecto Paulo Barral e pelo Vice-Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Gabriel Calixto. Nesta sessão foram abordadas temáticas tidas como essenciais à preparação do Futuro dos Jovens Socialistas Vendasnovenses: O Planeamento e Ordenamento do Território e o Desenvolvimento Sustentável das nossas autarquias.

O Fórum foi encerrado pelo Coordenador da Juventude Socialista de Vendas Novas, Luís Dias, que destacou a importância de pensarmos o que queremos para o futuro da região e do Concelho de Vendas Novas, salientando como caminho obrigatório o amadurecimento político e técnicos de um grupo de jovens empenhados em mudar sem medos o panorama do Concelho. “Só com trabalho, com formação e com muito empenho e espírito de entrega à comunidade poderemos estar à altura dos desafios que o Futuro nos lançará. Só mereceremos o respeito e a confiança das populações se mostrarmos que somos capazes de melhorar aquilo que mais importância assume nas suas vidas.” – disse Luís Dias no encerramento do dia de trabalhos, assumindo-se disposto a trabalhar com todos os que se mostrem interessados por desenvolver acções de formação para jovens autarcas, no sentido de melhorar as suas capacidades e competências.

Por último, usou da palavra o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita que salientou 5 desafios essenciais ao futuro das autarquias portuguesas e em especial ao Município de Vendas Novas: o “Renascimento de um novo ciclo de autarcas e de políticas locais ao serviço das populações”; a “Transparência da gestão local com o aumento das parcerias público-privadas”; a “confiança efectiva na Descentralização de Competências, sem medos, nem falsos mitos”; a “Simplificação dos serviços de administração pública local, à semelhança do que está a acontecer nos serviços do estado”; e por último um desafio do qual dependerá o sucesso local, regional, mas também nacional – a “Cooperação entre instituições no sentido de melhorar os serviços prestados, rentabilizando ao máximo os recursos existentes em cada concelho.”

sábado, 29 de novembro de 2008

JS Borba ganha Torneio Distrital

Torneio do II Forum Jota S em Vendas Novas

Resultados dos Jogos:

Jogo 1: Vendas Novas - Évora: 6-0
Jogo 2: Mourão/Reguengos - Vendas Novas: 3-3
Jogo 3: Évora - Borba: 1-4
Jogo 4: Mourão/Reguengos - Borba: 0-3
Jogo 5: Vendas Novas - Borba: 2-4
Jogo 6: Évora - Mourão/Reguengos: 7-0

Classificação Final:

1º - JS Borba - 9 Pontos
2º - JS Vendas Novas - 4
3º - JS Mourão/Reguengos de Monsaraz - 4
4º - JS Évora - 0

terça-feira, 18 de novembro de 2008

II Fórum Jota S em Vendas Novas

- - - - - - - - - - PROGRAMA - - - - - - - - - -

10:00 - Torneio Distrital de Futsal da JS

13:00 - Almoço

15:00 - Entrega dos prémios do Torneio

15:30 - Autarquias: Pensar o futuro - 1º Painel
Oradores:
Paula de Deus (Deputada Socialista na AR)
Humberto Ratado (Jovem Vereador do Municipio de Borba)
Jorge Nunes (Jovem Presidente de Junta Freguesia Monsaraz)
Luis Dias (Jovem membro da Assembleia Municipal de V. Novas)

16:30 - Pausa para café

17:00 - Autarquias: Pensar o futuro - 1º Painel
Oradores:
Joaquim Silva (Presidente Concelhia PS de V. Novas)
Paulo Barral (C.C.D.R.A.)
José Calixto (Vice Presidente do Municipio de Reguengos Monsaraz)

18:00 - Debate

18:30 - Sessão de Encerramento
Presença de:
Eduardo Cabrita (Secretário Estado adjunto e da Administração Local)
Duarte Cordeiro (Secretario Geral da Juventude Socialista)